O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lança na Feira do Empreendedor 2017, que acontece entre os dias 18 e 21, em São Paulo, um aplicativo móvel (app) voltado para micro, pequenos e médios empresários (MPMEs). Disponível para smartphones e tablets nos sistemas Android e iOS, o BNDES MPME reforça a presença digital do BNDES em uma nova fase de relacionamento com seus clientes.
O novo aplicativo possui funcionalidades que permitem maior interação do BNDES com clientes (atuais e potenciais), fornecedores credenciados e agentes financeiros repassadores de recursos. Em linha com a prioridade estratégica do Banco de apoio a MPMEs, a iniciativa põe em prática a aposta do BNDES em ampliar e simplificar o acesso ao crédito a este público, com mais rapidez, mobilidade, transparência e proximidade na oferta de serviços.
O Banco já oferece para download gratuito um app voltado para o agronegócio, o BNDES Agro, que contém informações sobre as condições de financiamento de programas e linhas, simula as operações de crédito mais adequadas às necessidades do produtor rural e permite o cálculo das parcelas de financiamento.
Funções – O BNDES MPME permite que o usuário marque na tela “Operações Favoritas” as operações de crédito no BNDES que deseja acompanhar. Assim, é possível checar com rapidez e agilidade o andamento de financiamentos de seu interesse.
Por meio do aplicativo é possível saber, antecipadamente, as datas previstas para liberação de recursos e realizar pesquisas sobre as melhores linhas de financiamento para as empresas de menor porte.
Um ganho para o empresário é a possibilidade de acompanhamento on-line, na palma da mão, do estágio das operações indiretas automáticas contratadas com o Banco, sem precisar consultar seu agente repassador de recursos do BNDES. Já o agente financeiro e o fornecedor credenciado poderão usar o aplicativo para visualizar sua carteira de operações com o BNDES.
Outra função oferecida pelo app BNDES MPME é a consulta móvel do cadastro de máquinas e equipamentos, sistemas e componentes no Credenciamento de Fabricantes Informatizado (CFI) do BNDES. Com isso, o empresário pode pesquisar, em qualquer lugar, produtos (pelo nome, código ou modelo) e/ou fornecedores (pelo nome ou CNPJ do fabricante) cadastrados no Banco.
Plano de ação – O aplicativo BNDES MPME é uma das iniciativas do plano de ação do BNDES para simplificar, agilizar e ampliar crédito às MPMEs, anunciadas pela diretoria do Banco, em dezembro. O conjunto de medidas visa à indução da retomada do crescimento econômico e à manutenção e geração de emprego e renda. O impacto esperado é um aumento projetado de 20% nos desembolsos para o segmento, um acréscimo de R$ 5,4 bilhões.
Desempenho – A participação das MPMEs nos desembolsos do BNDES aumentou de 27,5% em 2015 para 30,8% sobre o total liberado em 2016, alcançando o montante de R$ 27,2 bilhões. De janeiro a dezembro de 2016, o Banco realizou mais de meio milhão de operações, sendo que 571.455, ou 95,6%, foram com MPMEs.